quinta-feira, 14 de março de 2013

Obras incrustadas em Pedra, Parte IV

Johannes Vermeer (1632-1675); "A Leiteira" (cerca de 1658)

Num austero interior do século XVII, uma jovem robusta executa com atenção a tarefa de despejar o leite de uma jarra em uma vasilha sobre a mesa.Sua concentração contribui para a quietude da cena, em que o único ruído sugerido provém do leite escorrendo sobre a vasilha.Nesse ambiente profundamente íntimo, o tempo parece imóvel.Johannes Vermeer proporciona drama e significado a um despretensioso momento doméstico.Mestre da observação do cotidiano, ele era meticuloso no detalhe, como evidenciado pelo prego na parede e pelas manchas na caiação.Seu tratamento de luz e da somba revela grande perícia;  luz que cai sobre a leiteira destaca seus antebraços pálidos e dirige o olhar do observador para o leite que escorre.O amarelo e o azul do corpete e do avental da leiteira brilham na luz e se repetem na toalha e nos demais objetos colocados sobre a mesa. Embora A leiteira não seja um retrato, o observador não tem dúvida de que o quadro foi pintado a partir da observação direta e de que as feições cuidadosamente retratadas da moça pertenceram a uma pessoa real (Tanneke Everpoel, empregada da família Vermeer pode ter posado para o quadro). O realismo da cena não deve, porém, ofuscar o talento do artista, cuja composição foi cuidadosamente planejada para dar autenticidade ao quadro.


(extraído do livro "Tudo Sobre Arte", de Stephen Farthing, p.228, Ed.Sextante,2010) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário