quinta-feira, 19 de julho de 2012

Letras antíteses de "Ai, seu eu te pego", Parte IV

"When I Die" (Laura Nyro)


Tanto pode ser uma letra altamente pessimista, mas também pode ser ouvida como realista, resignada e ao final de contas, quem sabe até mesmo otimista. Nyro, uma excelente compositora que até fez algum sucesso como cantora no final dos anos 60, fez uma espécie de epitáfio em vida. Ela começa a música ''Eu não tenho pavor de morrer, e eu realmente não me importo, se quando eu morrer eu encontrarei a paz. Deixo o tempo chegar para saber se há paz no morrer". Tétrico, não? Mas há beleza nisso também, principalmente no seu refrão, "e quando eu morrer, e quando eu me for, haverá uma criança que nascerá para levar o mundo adiante", uma realidade talvez (talvez) reconfortante. Ela usa também uma ironia genial, fruto da mente cristã ocidental, quando diz que "Eu juro que não há céu, mas rezo para que não haja inferno" e conclui, resignada que "isso eu não vou saber em vida, só a morte me responderá". A versão musical de Nyro é mais emocionada, típica das interpretações da cantora. Eu conheço uma excelente versão da banda de jazz-rock "Blood, Sweat and Tears", que utiliza de arranjos mais elaborados, que inicia-se com um triste solo de harmônica, mas com o passar da música a banda vai aumentando o vigor,da interpretação, resultando em uma tradução musical bem mais alegre.


A VERSÃO DE LAURA NYRO:








Link para download, versão de Blood, Sweat and Tears:








Nenhum comentário:

Postar um comentário