terça-feira, 17 de abril de 2012

Grandes Discos que muita gente diz ter ouvido, mas bem poucos se lembram ou na verdade, não o ouviram mesmo, parte IV

Roxy Music, "Roxy Music" (1972)


Um dos grandes nomes do glam rock, o Roxy Music era musicalmente o mais ousado de todos, isso sem nunca perder a identidade pop, pois se uma coisa que o Roxy Music é, é ser pop, desde a personalidade de seu mentor, Bryan Ferry até seus shows loucaços e cheios de glamour (como bem pedia o movimento). Mas, quem pensa em um pop industrial, se engana: a música deles é bastante criativa e cheia de nuances, inclusive sendo uma das primeiras bandas pop a usar massivamente os sintetizadores, graças ao seu gênio eletrônico, Brian Eno, que seria nos anos 80 e 90 um dos maiores produtores do mercado musical. O álbum começa a 100 km/h com "Re-make/Re-Model", que após um início tímido, sai em disparada em busca de uma garota, cuja referência mnemônica é uma placa de carro, cantada na música (CPL593H), mostrando realmente que a liberação sexual era uma realidade e que os encontros fortuitos e passageiros vieram para ficar.A base remete diretamente ao krautrock (movimento musical alemão, que mesclava rock, eletrônica e minimalismo). Em seguida, a ode eletrônica "Ladytron" (inclusive é o nome de uma banda eletrônica dos anos 2000), que inicia-se com uma misteriosa aura ao som de sintetizadores e de um oboé, para então seus versos cadenciados 'grudarem' imediatamente. A música finaliza com camadas de sons eletrônicos aliados a uma percussão ferroviária. Na terceira faixa, a banda volta-se para um pop mais 'sadio': "If there is something" onde o narrador explicita que fará qualquer coisa pela amada, "eu faria qualquer coisa por você/ eu escalaria montanhas/ eu nadaria por toda a imensidão azul dos oceanos/ eu andaria milhares de milhas" e Ferry exagera na impostação como pedia o figurino do glam rock. O curioso é que esta faixa termina com uma melodia que é muito parecida com o final da música "Under the Sun", do Black Sabbath, também de 1972. Plágio? Coincidência? O rock volta com tudo em "Virginia Plan", carregada de peso, mas com concessões e a letra é sobre alguém que está curtindo com avidez sua juventude. Então, a calma de "2.H.B" e suas nuances eletrônicas. Aqui os sintetizadores conduzem toda a música (apesar do peso do baixo) e o final é belíssimo e relaxante. Surge então a esquisitice de "The Bob (Medley)", e seu início não deve nada a passagens do psy-trance, surgido décadas depois (mostrando que Eno é realmente 'o cara' do pop moderno). A letra é cantada meio que em desespero, mas não um desespero melodramático, mas perturbado. No meio, um saxofone sola ao fundo enquanto sons de batalha pronunciam-se (muito sem dúvida, as perturbações psicológicas do próprio narrador). Então o coro anuncia "Muitos momentos belos/ Muitos momentos tristes/ Muitos momentos maravilhosos/ Mal demais" e que conduz ao um crescendo de insanidade. Tudo cessa, um piano e um oboé conduzem a música e o narrador sussura, "Mas quando a festa se acabou/ e tudo estava quieto e calmo/ nós caminhamos juntos a luz do luar/ e olhamos para a calma do lago" , para a loucura retirar o narrador do seu sonho e encerrar a música em volume altíssimo. A sexta faixa "Chance Meeting", com voz e piano na primeira estrofe e um reencontro amargurado entre dois amantes. As coisas vão ficando mais dramáticas e sons agudos ao fundo demonstram todo o ressentimento do momento. Uma aura mais leve reaparece na ultra-pop "Would You Believe", que lembra muito as canções de amor pop dos anos 50. A penúltima faixa, "Sea Breezes" que canta amargurada "é uma vergonha pensar no ontem como uma vergonha" e se desculpa dizendo "Mas há até anjos que cometem os mesmos erros no amor", cantado de uma forma tristonha, e com grande economia no arranjo. Então, o tom amargurado do canto de Ferry volta na estrofe final, quase raivoso "Agora que estamos sozinhos/ as coisas parecem mais difíceis" . E o álbum finaliza com uma homenagem do grupo ao doo woop  dos anos 50, grande  fonte de inspiração para o Roxy Music. "Bitters End" é romance dramático, bem ao estilo do clássico "Carol" e afins e canta choroso, "mas agora que você encontrou outro, haverá alguém que me encontrará?".


O Glam Rock foi um movimento homogêneo nas atitudes, mas bastante heterogêneo musicalmente. Junto com David Bowie, creio eu que o Roxy Music foi o que mais influenciou o pop das décadas seguintes, graças principalmente a Brian Eno, que colocou definitivamente os sons eletrônicos dentro da música jovem ocidental.




Link para download:
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https://rapidshare.com/#!download|469p4|247777115|1972_Roxy_Music2.zip|31603|R~6B099B2EACF038617FCBA433AF0FAD33|0|0

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