quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Grandes discos que todos que gostam de rock já ouviram


LED ZEPPELIN- "Led Zeppelin I"

Desde o início, o Led Zeppelin teve um som distinto e totalmente desenvolvido, como bem comprova seu homônimo álbum de estreia. Levando ao extremo o blues pesado e elétrico de Jimi Hendrix, Jeff Beck e Cream, o Zeppelin criou um majestoso e poderoso estilo de guitar rock, baseado em simples e memoráveis riffs e ritmo pesado. Porém a chave para esse ataque da banda estava nas sutilezas: não era somente uma investida de guitarras no último volume, era sombrio e texturizado, cheio de alternâncias nas dinâmicas e tempos.
Como “Led Zeppelin I” prova, desde o início a banda era capaz desta musica multi-facial. Embora os extensos blues psicodélicos de “Dazed and Confused”, “You Shook Me” e “I Can´t Quit You Baby” geralmente recebem uma maior atenção, o restante do álbum é a melhor indicação daquilo que viria mais tarde.“Baby, I´m Gonna Leave You” alterna entre estrofes suaves e refrões nervosos. “Good Times, Bad Times” e “How Many More Times” possuem bacanas e embaralhados blues; “Your time is Gonna Come” é um hino de hard rock. “Black Mountain Side” é pura música popular inglesa; e “Communication Breakdown” é um rock frenético com um pegada quase punk.
Embora o álbum não seja tão variado quanto alguns dos trabalhos posteriores da banda, marca contudo um significativo ponto de mutação na evolução do hard rock e do heavy metal.
(texto de Stephen Thomas Erlewine, no site All Music Guide.Tradução minha)

Um comentário: