terça-feira, 27 de setembro de 2011

Grandes Discos que muita gente diz ter ouvido, mas bem poucos se lembram ou na verdade, não o ouviram mesmo, parte II

Stan Getz e João Gilberto-"Getz/Gilberto"


Um dos discos de jazz mais vendidos de todos os tempos, sem mencionar que é a bossa nova no seu melhor momento, Getz/Gilberto triunfa ao trazer os dois maiores inovadores da Bossa Nova- o cantor e violonista João Gilberto e o compositor e pianista Tom Jobim- a Nova York para gravarem com Stan Getz. O resultado foi mágico. Após o  disco "Jazz Samba", o mercado de jazz foi inundado com albuns de bossa nova, e a sobre-exposição começou a fazer a música ser vista como uma moda passageira.
Getz/Gilberto fez da bossa nova uma parte permanente do ambiente jazz, não somente por sua inquestionável beleza, mas por um dos maiores sucessos da história do jazz--"Garota de Ipanema" (aqui, "The Girl from Ipanema")-- uma clássica canção de Tom Jobim cantada pela esposa de João, Astrud Gilberto, que jamais havia  se apresentado anteriormente fora de sua própria casa para uma sessão de gravação.Além disso, a maioria das canções de Jobim gravadas aqui também se tornaram referência do gênero--"Corcovado" (que apresenta outro vocal de Astrud), "Só Danço Samba," "O Grande Amor," e uma nova versão de "Desafinado." Com um material uniformemente brilhante, não é de surpreender que tenha sido um grande sucesso mas, mesmo deixando isso de lado, a verdade é que todos os músicos tocaram com uma leveza muito sincera, tornando-se  provavelmente a maior tradução do romantismo onírico da Bossa Nova que fora levada aos ouvintes norte-americanos.Getz por si próprio nunca fora tão lírico, e Gilberto e Jobim expõem a sofisticação harmônica e rítmica das canções com um charme cálido e relaxante. 
Essa música é quase de uma atração universal; é um dos raros discos de jazz que tanto a elite purista como também o grande público estão de total acordo. Além do essencial.


(traduzido do site All Music Guide, texto de Steve Huey)


Link para download: http://www.4shared.com/file/27080815/816a6431/_1963__Getz-Gilberto.html







Um comentário:

  1. =) Oi, Peterson, e aí?
    A partir de 1995 peguei de uma forma bastante avulsa o Getz/Gilberto. É que ouvia direto a Rádio Alvorada naquele período e assim escutei o disco quase todo, sem saber que as canções pertenciam a ele. Faltava só a Doralice, coisa de gênio, por sinal!
    Obrigado pela matéria e link.
    []s

    ResponderExcluir