Paciente acometido
de coréia de Sydenham
A coreia de Sydenham corresponde a uma alteração no sistema nervoso central, decorrente da doença reumática, encontrada em pessoas que têm sensibilidade especial a infecções causadas por estreptococos. Tal afecção é considerada uma das grandes manifestações da atividade reumática, ou seja, uma das alterações que aparece nas fases ativas do reumatismo infeccioso. No entanto, precisa ser diferenciada de vários outros quadros clínicos de origem diversa, e especialmente, da coréia de Huntington.
MANIFESTAÇÕES- os movimentos coréicos são característicos: várias partes do corpo movem-se desordenadamente. Em geral são movimentos dos membros e da face. Embora o paciente tenha consciência da "dança", ela é totalmente involuntária. Varia desde pequenos movimentos de curta duração de dedos, artelhos, mãos, pés e lábios, até agitação muscular intensa, quase permanente. Nos casos mais graves, os movimentos anormais impedem a preensão de objetos, a marcha e a fala.
A coréia é evidenciada, particularmente, pelo tremor quase contínuo das mãos.
A coréia de Sydenham pode ser a única manifestação clínica da doença reumática em atividade. Constitui nesses casos, a coréia isolada ou pura. Mais frequentemente é acompanhada por outras manifestações: febre, mal-estar, fraqueza, lesões cardíacas ou inflamação de articulações. Como a doença reumática, a coréia de Sydenham afeta sobretudo crianças (entre dez e quinze anos), principalmente as do sexo feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário